Período: 24/02/12 a 03/03/12
Distância do trajeto principal (Goiânia-Guarajuba): 1750 km
Quilômetros percorridos no total: 3.980 km
Participantes: Tatiana, Sandoval, Junior e Mayla
Modelo do carro: Tucson 2.0 automática
Consumo médio na estrada: 10 km / L
Cidades / praias visitadas: Lençóis, Salvador, Guarajuba, Praia do Forte, Porto de Sauípe e Imbassaí (todos na Bahia).
Locais de parada para dormir: ida - Ibotirama; volta - Luís Eduardo Magalhães (ambos na Bahia).
Trajeto: Goiânia, Brasília, Formosa, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Ibotirama, Itaberaba, Ipirá, Feira de Santana, Salvador, Guarajuba.
Dicas no trajeto: preferimos ir por Ipirá, e não por Santo Estevão pois tivemos informações de que a estrada estava melhor. Não é necessário passar pelo centro de Salvador, é só pegar sentido Aeroporto e encontrar a Estrada do Coco.
Condições das rodovias: muito boas, apenas pouquíssimos trechos com afundamento por caminhões.
Pontos positivos: praias lindas, limpas, água morna e com boa infra-estrutura (muitas barracas, variedade de cervejas, cartões aceitos em todos os lugares), muitas praias diferentes para conhecer por perto, pessoas carismáticas, peixes bem preparados.
Pontos negativos: salgados e arroz esqueçam na Bahia, são péssimos!!!!!
Em detalhes...
24/02/2012: a ida foi muito tranquila, saimos de Goiânia às 7:20 da manhã, passamos por Brasília entre 9:30 e 10:30, trânsito tranquilo. O dia nublado nos ajudou, muitos postos de gasolina na estrada, boas paradas, com banheiros limpos, porém com comidas ruins. Sorte que levamos quitandas para beliscar no caminho...
Dormimos em Ibotirama onde chegamos por volta das 20 horas. Cidade muito quente, ficamos no Hotel Centauro (bem mais ou menos). Jantamos no Hotel Atlanta: comida boa.
25/02/2012: saimos de Ibotirama às 7 horas e entramos em Lençóis, que fica a 12 km fora da nossa estrada. Cidade bem bonitinha, porém todo o comércio estava fechado, já que a cidade é point de aventureiros que fazem trilhas. Dizem que à noite é bem interessante para passear e comer.
Passamos pela chapada diamantina, muito linda!!!
Temperatura amena, você percebe a mudança de temperatura repentina devido a altitude elevada (1181 m). Paramos em Itaberaba para visitar o primo Andrigo e fazer um lanchinho no Posto Santa Helena (banheiro limpo, almoço bom, bauru bom, pastel bom, salgados ruins). Daí pra frente as paradas foram ficando cada vez piores.
Em Feira de Santana pegamos trânsito pois a pista estava em obra.
Chegando em Salvador em pleno sábado e fora de horário de pico, o trânsito estava horrível. E olha que passamos pela estrada velha do Aeroporto, nem entramos em Salvador. Pegamos a Estrada do Coco, muito bem sinalizada, e chegamos em Guarajuba às 17 horas. Fomos direto à praia, claro, pra comprovar se é mesmo bonita. Uma caminhadinha por lá e depois sentamos no Bar do Prefeitinho, fim de tarde, sem ninguém. Fomos muito bem atendidos, cerveja gelada, peixinho frito de tira-gosto.
Ficamos no Guarajuba Summer Flat, apartamento 15, térreo. Muito bem localizado, próximo à praia e ao lado de lojas, mercados, sorveteria, restaurantes. Área de lazer muito boa, piscina limpa e grande, área de churrasqueira legal, bem arborizada, com a companhia de graciosos micos nas árvores. O apartamento deixou a desejar nas acomodações, ar-condicionado barulhento, colchões velhos e finos, guarda-roupa mofado, banheiro sem ventilação. Entretanto, a cozinha era bem equipada e o espaço bom para 4 pessoas. Se fossem 6 como informam que cabem, ficaria apertado. Como o preço ficou interessante depois de negociar com a dona, o custo-benefício foi bom.
A praia de Guarajuba é perfeita e pra todos os gostos, tem uma parte com ondas bem mansinhas e outra parte, apenas andando uns 10 minutos desde a praça sentido sul, com ondas mais fortes pra quem gosta de pegar um "jacaré".
26/02/12: ficamos na praia o dia todo, almoçamos na Barraca do Carlinhos, um peixe vermelho frito, muito bom. Cerveja gelada (Bohemia, que por sinal felizmente encontramos em todas as barracas), atendimento ótimo,
sombreiro enorme. Piscina no fim da tarde. À noite fomos pra La Cantina, comemos deliciosas massas, fettuccine aos 4 queijos e penne à bolonhesa. Ambiente super gostoso, à beira da Lagoa de Guarajuba, fomos muito bem atendidos.
27/02/12: fomos para Salvador. Trânsito terrível, nos perdemos mesmo com o GPS.
Fomos ao Farol da Barra, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Restaurante Yemanjá e Salvador Shopping.
O Farol da Barra: legal, interresante, praia bem limpa, fizemos uma caminhada no calçadão.
Mercado modelo: bom para compras de lembranças e artesanato em geral, estacionamento difícil, mesmo fora de temporada, e caro (pagamos 10 reais na rua). Elevador Lacerda: quente "pra diabo" (aliás, se for pra comparar com Ibotirama tava até fresquinho!!). Compensa muito pela vista, mas podia ser uma escada rolante!!!! Yemanjá: pedimos bobó de camarão, delícia, e muqueca de peixe, perfeita. Quindim: "nossa senhora!!!", sem palavras, perfeito, único.
Salvador shopping: moderno, lojas boas, muito grande, banheiro high tech, estacionamento free. Gerou inclusive um fato engraçado quando perguntamos para a caixa do supermercado se precisaríamos pelo estacionamento (já que em Goiânia pagamos em todos os shoppings) e ela respondeu com uma cara de espanto: "pagar???!!!!".
Pegamos um transitozinho na volta, lógico pois já eram 17:30 horas.
À noite em Guarajuba, piscininha e cerva, claro!!!!
28/02/2012: Ficamos em Guarajuba, fomos às piscinas naturais que ficam ao norte do centrinho. Praia limpa e quente, poucas pessoas.
Depois fizemos um churrasquinho na área de churrasco do flat, tinha até uma miquinha com um filhote nas costas.
29/02/2012: Fomos às praias do norte, primeiro Praia do Forte à 10 km, muito bonita, caminhamos pelas lojinhas, todas fechadas pois chegamos eram umas 8 horas. Chegamos ao Projeto Tamar, fomos informados que haveria abertura de ninhos às 17 horas, então resolvemos não entrar naquele horário.
Fomos mais ao norte por 20 km e chegamos na Praia Porto de Sauípe, um rio que encontra com o mar, lugar lindo. Algumas barracas, porém só uma funcionava e não tinha água sem gás, nem chuveiro para usar depois do mergulho. Apreciamos a paisagem e fomos a Imbassaí, voltando para o sentido da Praia do Forte. Praia maravilhosa, quase intocada, muitos coqueiros, mar bem agitado, com muitas ondas, os meninos adoraram!!!!
Algumas barracas, paramos na do Leal, comemos isca de peixe e camarão à milanesa deliciosooooo, até o Sandoval que não gosta, comeu camarão e acreditem: adorou!!!!
Voltamos ao Projeto Tamar, na Praia do Forte, entramos e foi perfeito ver as tartarugas marinhas (elas são enormes!!!), tubarões, peixes, arraias... Vimos a alimentação dos tubarões e depois o mais legal de todos: o nascimento de tartarugas marinhas… Lindas!!!!! Presenciamos a abertura de dois ninhos e a soltura no mar.
Voltamos pra Guarajuba, piscininha, cerva…
01/03/2012: último dia, ficamos na Praia de Guarajuba, sempre linda, sol forte (apesar da chuvinha rápida da manhã), praia praticamente vazia, compramos cocada pra levar pra família, jogamos frescoball... Depois piscina,
almoço no flat com arroz goiano, piscina novamente e praia para despedida!!!
À noite fomos de novo à Praia do Forte, outra visão!!! As lojinhas abertas, barzinhos, restaurantes, tudo construído em madeira, bem planejada, uma graça…
Comemos tapioca, delícia!! Sentamos no barzinho Casa da Nati, a carne de sol estava muito boa, a isca de peixe deixou bem a desejar, peixe pequeno, cheio de espinhas e com gosto forte… Nota 10 para o ambiente, uma graça!
Fim das contas, valeu o passeio, lindo!!!
Voltamos pra Guarajuba, arrumamos a mala e dormimos.
02/03/2012: Saimos às 7:10 horas, pegamos trânsito próximo ao Aeroporto de Salvador, como sempre, por causa das obras. Seguimos o mesmo trajeto da vinda… Almoçamos em Itaberaba, no mesmo posto, o Santa Helena, muito bom.
Seguimos, dormimos em Luís Eduardo Magalhães no Hotel Veneza, muito bom, cama boa, chuveiro bom. Jantamos no Sabor e Arte (cervejinha, picanha e frango a passarinho), tudo ótimo.
03/03/2012: Saimos às 7 horas, depois de um bom café no hotel, seguindo pra Goiás, já com muitas saudades de casa e da Cacau e Mimi!!!!
Pra variar, trânsito em Brasília…
Lanche no Jerivá, pessoal morrendo de fome porque não tinha nada de bom nos mercados em Guarajuba pra trazer no carro.
Chegamos às 16:30 horas em Goiânia, super felizes com a viagem!!!!